PERCEPÇÃO DE RISCO E A FORMAÇÃO DE CONDUTORES

Os trajetos, tanto na área urbana como rural, possuem perigos e riscos que precisamos conhecer para que condutores tenham as atitudes seguras e preventivas necessárias para que possamos evitar uma colisão ou atropelamento. A forma como vamos analisar e interpretar esses perigos e riscos nós chamamos de PERCEPÇÃO DE RISCO DE CONDUTORES, que é a capacidade de identificação e análise dos riscos envolvidos nos trajetos.

A percepção de risco é a base para a formação de atitudes dos condutores. A maneira como enxergamos os risco vai determinar a forma como iremos agir no trânsito. Então, se você ainda não possui uma percepção desenvolvida para identificar perigos e analisar os riscos, talvez você ainda não tenha atitudes das mais seguras no trânsito.

Quer se aprofundar um pouco em uma linguagem mais técnica e científica sobre percepção de risco de condutores? CLIQUE AQUI!

Para que possamos desenvolver nossa percepção de risco, além da experiência de vida e de condução, temos as estratégicas de educação para a formação de atitudes seguras dos condutores brasileiros.

Desde nossa formação de valores por nossos pais e pessoas próximas, a educação regular, até os projetos e cursos de educação e formação de condutores, vão nos moldando para agirmos com a responsabilidade coletiva que nos cabe enquanto cidadãos.

A cidadania no trânsito envolve mais do que direitos, envolve também deveres e cumprimento da legislação de trânsito. O trânsito é um espaço coletivo e muito agressivo, nesse sentido precisamos apreender mais sobre gentileza, empatia, cuidado com a vida e nossa responsabilidade para termos um trânsito mais seguro e saudável. Faça sua parte também!

Reciclagem de condutores